Ecologia

Bolívia dá exemplo ao mundo

A Bolívia está em vias da aprovar a primeira legislação mundial dando à natureza direitos iguais aos dos humanos. A Lei da Mãe Terra, que conta com apoio de políticos e grupos sociais, é uma enorme redefinição de direitos. Ela qualifica os ricos depósitos minerais do país como "bençãos", e se espera que promova uma mudança importante na conservação e em medidas sociais para a redução da poluição e controle da indústria, em um país que tem sido há anos destruído por conta de seus recursos, informa o Celsias.

Na Conferência do Clima de Cancun, a Bolívia destoou da maioria quando declarou que todo o processo era uma farsa, e que países em desenvolvimento não apenas estavam carregando a cruz da mudança do clima como, com novas medidas, teriam de cortar também mais suas emissões.
A Lei da Mãe Terra vai estabelcer 11 direitos para a natureza, incluindo o direito à vida, o direito da continuação de ciclos e processos vitais livres de alteração humana, o direito a água e ar limpos, o direito ao equilíbrio, e o direito de não ter estruturas celulares modificadas ou alteradas geneticamente. Ela também vai assegurar o direito de o país "não ser afetado por megaestruturas e projetos de desenvolvimento que afetem o equilíbrio de ecossistemas e as comunidades locais".
Segundo o vice-presidente Alvaro García Linera. "ela estabelece uma nova relação entre homem e natureza. A harmonia que tem de ser preservada como garantia de sua regeneração. A terra é a mãe de todos".  O presidente Evo Morales é o primeiro indígena americano a ocupar tal cargo, e tem sido um crítico veemente de países industrializados que não estão dispostos a manter o aquecimento da temperatura em um grau. É compreensível, já que o grau de aquecimento, que poderia chegar de 3.5 a  4 graus centígrados, dadas tendências atuais, significaria a desertifição de grande parte da Bolívia.
Esta mudança significa a ressurgência da visão de um mundo indígena andino, que coloca a deusa da Terra e do ambiente, Pachamama, no centro de toda a vida. Esta visão considera iguais os direitos humanos e de todas as outras entidades. A Bolivia sofre há tempos sérios problema ambientais com a mineração de alumínio, prata, ouro e outras matérias primas.
O ministro do exterior David Choquehuanca disse que o respeito tradicional dos índios por Pachamama é vital para impedir a mudança do clima. "Nossos antepassados nos ensinaram que pertencemos a uma grande família de plantas e animais. Nós, povos indígenas, podemos com nossos valores contribuir com a solução das crises energética, climática e alimentar".  Segundo a filosofia indígena, Pachamama é "sagrada, fértil e a fonte da vida que alimenta e cuida de todos os seres viventes em seu ventre." 

Fonte:http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planeta-urgente/bolivia-cria-lei-mae-terra-287125/

 

China volta a registrar níveis alarmantes de poluição atmosférica

Névoa voltou a encobrir céu de cidades chinesas, como a capital Pequim.
Governo chinês emitiu alerta à população para os próximos dias.

Menino faz sessão de inalação em Hospital Infantil em Pequim, na China (Foto: Reuters/China Daily)Menino faz sessão de inalação em hospital infantil em Pequim, nesta segunda (Foto: Reuters/China Daily) Uma névoa voltou a encobrir o céu de cidades chinesas, entre elas a capital Pequim, que registraram o retorno de níveis perigosos de poluição atmosférica, na manhã desta segunda-feira (28). A visibilidade nas ruas foi reduzida a 200 metros e, no norte do país 11 estradas tiveram que ser fechadas. A névoa também provocou cancelamentos de voos.
No domingo (27), o governo chinês emitiu um alerta à população, em função da previsão de tempo nublado para os próximos dias, informou a agência de notícias oficial do país Xinhua. Essas condições favorecem a piora da poluição atmosférica e reduzem drasticamente as condições de visibilidade.
O problema voltou duas semanas depois da péssima qualidade do ar ganhar destaque na imprensa chinesa, gerando insatisfação na população e levando o governo a anunciar um pacote de medidas para conter poluição atmosférica.

De acordo com a embaixada dos Estados Unidos, o índice de qualidade do ar (PM 2,5) voltou a marcar 493 PM 2.5 – índice que mede partículas com um diâmetro de 2,5 micrômetros, quase 20 vezes o limite considerado seguro pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Avião estacionado em Aeroporto de Pequim, na China, nesta segunda-feira (28) (Foto: Reuters/Jason Lee) 
Avião estacionado em Aeroporto de Pequim, na
China, nesta segunda (Foto: Reuters/Jason Lee)
Medidas

Nas últimas semanas, o governo afirmou que irá formalizar medidas pontuais tomadas anteriormente para reduzir a poluição, o que inclui o fechamento de fábricas, corte na queima de carvão e a proibição de certas classes de veículos nas estradas nos dias em que a poluição atingir níveis inaceitáveis.

Os índices perigosos de poluição também levaram o governo a aconselhar a população a reduzir as atividades ao ar livre.

Segundo estudo da Universidade de Pequim e da organização não-governamental Greenpeace, partículas microscópicas de poluentes no ar mataram cerca de 8,6 mil pessoas em 2012 e causaram US$ 1 bilhão em prejuízos econômicos em quatro cidades chinesas.
As taxas de câncer de pulmão em Pequim também cresceram até 60% na última década, de acordo com uma reportagem do estatal "China Daily" em 2011, apesar da reduzida incidência do tabagismo.

Fonte: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/01/china-volta-registrar-niveis-perigosos-de-poluicao-atmosferica.html


Banco de alimentos da Ceasa passa a receber materiais recicláveis

Prodal é um banco de alimentos que beneficia cerca de 35 mil pessoas.
Ceasa fica em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O banco de alimentos da Central de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa), em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte, vai ampliar as atividades e passa a aceitar também materias recicláveis ou que possam ser reaproveitados por instituições cadastradas. O Prodal é um banco de alimentos que funciona na Ceasa. As frutas e hostaliças separadas aqui alimentam, todos os meses, 35 mil pessoas atendidas pelas instituições do programa. A intenção é combater o desperdício.
Frutas como banana madura, manga e mamão amassados, perdem o valor comercial, mas continuam boas para o consumo. Na Ceasa, as frutas que estão nessas condições são separadas para doação.

Fonte: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2013/01/banco-de-alimentos-da-ceasa-passa-receber-materiais-reciclaveis.html

Related Posts:

  • Literatura Juiz manda recolher trilogia '50 tons de cinza' em livrarias de Macaé, RJDecisão, no Norte Fluminense, diz que só livro lacrado pode ser vendido. Segundo juiz, ele se baseou no Estatuto da Criança e do Adolescente.  … Read More
  • Dono da boate Kiss é preso em Santa Maria Um dos donos da boate Kiss, em Santa Maria foi preso na manhã desta segunda-feira após o incêndio que deixou 231 mortos. Outras 121 pessoas continuam hospitalizadas. O vocalista e um dos seguranças da banda que tocava na… Read More
  • Internacionais Irã diz ter enviado macaco ao espaço A TV estatal iraniana mostrou imagens do macaco sendo levado ao foguete O Irã anunciou n… Read More
  • Copa de 2014 viola os direitos humanos    ONU critica Brasil por desapropriações para Copa e Olimpíada RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Brasil faltou com transparência e pagou indenizações insuficientes pelas desapropriações para obras da Copa do… Read More
  • Aldeia Maracanã Governo do RJ desiste de demolir antigo prédio do Museu do Índio Prédio será tombado e reformado por empresa que vencer licitação.Decisão ocorreu após muita polêmica com os índios que ocupam o local. … Read More

0 comentários:

Postar um comentário