Movimento Brasil profissional


Manifesto


PELA PROFISSIONALIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA.

A reiteração constante de atitudes ilegais e antiéticas praticadas por agentes públicos que priorizam interesses pessoais ou de terceiros quando têm sob suas responsabilidades a gestão de recursos públicos, chegou ao limite do suportável, se é que se pode suportar qualquer mínimo de práticas dessa natureza.
Somos um povo ordeiro, trabalhador, honesto que arranca às duras penas seu sustento, num esforço extraordinário para contribuir com o desenvolvimento da nação, sem receber a devida atenção às suas necessidades básicas, por meio de serviços públicos adequados de saúde, educação, moradia, segurança etc (são tantos os etcéteras), em que pese uma elevadíssima carga tributária, sentida principalmente pelas classes menos favorecidas.
E a precarização desses serviços públicos, temos absoluta certeza, passa pela falta de profissionalização dos cargos principalmente na área da gestão, eis que os postos chaves de direção e assessoramento superior que necessitam de conhecimentos técnicos e científicos de Administração são entregues a pessoas com qualquer formação e até mesmo sem nenhuma formação.
A nação precisa de uma gestão mais profissional no setor público, em todos os níveis, em todos os poderes. Temos defendido essa bandeira, não com objetivos corporativistas mas com a convicção de que sendo necessário o conhecimento técnico para o desempenho de um cargo não pode o Estado fazê-lo ocupar por pessoa sem a qualificação necessária. Os resultados aparecem sob a forma da ineficiência e da ineficácia, com conseqüências sentidas principalmente pelos que necessitam do Estado para sobreviver.
A profissionalização, que significa a formação acadêmica adequada e o registro no respectivo órgão de classe para assunção a cargo técnico, é um dos caminhos para moralização do serviço público, face ao controle ético, moral e técnico a que estão submetidos os profissionais quando do desempenho de suas funções e competências.
Acreditamos que a profissionalização minimiza os efeitos nefastos do apadrinhamento, do nepotismo, da má política que muitas vezes levam pessoas completamente despreparadas para assunção de cargos públicos de alta relevância para o alcance de finalidades que favorecem diretamente àqueles que tanto necessitam do poder público. Os efeitos como somente são sentidos por aqueles sem voz ressonante, nem ao menos são esquecidos simplesmente porque nem mesmo são aferidos e considerados.
Queremos e Exigimos um Brasil Profissional.

O Presidente do Conselho Federal de Administração, Adm. Sebastião Mello (foto), foi um dos primeiros assinantes do Manifesto Brasil Profissional. Confira a entrevista exclusiva concedida ao site Administradores, um dos maiores portais de sobre gestão do Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário